quinta-feira, 4 de novembro de 2010

LIRA CECÍLIA: DO NASCIMENTO ATÉ SE TORNAR A TECLADISTA DE JESUS !

Numa família humilde ... no bairro da Penha, Rio de Janeiro, aos 17 de abril de 1965, nascia "Neide". A família era constituída por 6 (seis) filhos: 5 (cinco) homens e 1(uma) única mulher.

Desde os primeiros anos de vida, ela já mostrava os sinais do seu Dom Musical. Seu primeiro contato com a música, foi através de seu pai Antonio Silva, que nos finais de semana, reunia os amigos em casa e faziam "aquela rodinha" - ele ao violão juntamente com outros ao violão, instrumentos de percussão e o tradicional acordeão. Mesmo pequena gostava de estar no meio deles e "de quebra" ganhava um "ganzá" para "acompanhá-los".



Já morando no bairro de Guadalupe, Rio de Janeiro, seus pais a matricularam na Academia de Música Mário Mascarenhas. Ali foi o ponto de partida para uma carreira promissora! Aprendeu acordeão, violão, algumas noções de piano, canto, instrumentos de percussão, teoria musical.

Por volta dos 10 (dez) anos ingressou no "catecismo" na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe; mas somente aos 15 (quinze) anos recebeu a 1a. Eucaristia. Tempos depois, houve um "distanciamento" da igreja, pois ela havia decidido se dedicar a carreira solo cantando e tocando o seu teclado em bares, restaurantes, festinhas, programa de auditório em Emissora de Rádio, em praça pública, etc.

A medida que os anos avançavam, seu nome de batismo "Neide"... a incomodava muito! Sentia a necessidade de MUDAR. Achava que "aquele" nome não lhe era conveniente. Então, por volta dos 20 (vinte) anos, teve uma "inspiração divina" e assim nascia LIRA CECÍLIA. Algumas pessoas questionavam quanto a "mudança de nome", porém na própria Bíblia isto era considerado normal. Temos por exemplo Abrão que se tornou "Abraão" (Gênises 17, v.5), Saraí se tornou "Sara" (Gênises 17, v.15), Saulo se tornou "Paulo" (At  13, v.9)... e assim outros grandes personagens da Bíblia!

Mas aos 25 (vinte e cinco) anos conheceu um padre chamado "Mateus" que vendo o dom da moça a fez um convite para tocar na igreja! (Nossa Senhora de Guadalupe). Sugeriu que fizesse uma "experiência" de 1 (um) mês ... caso não "gostasse" não era obrigada a continuar! Ali, "Deus já estava agindo" através da figura daquele padre da Ordem Mercedária.

Passaram-se anos ... o que era para ser uma "experiência de 1(um) mês" ... se perpetuou, graças a Deus!!! "As minhas ovelhas ouvem a minha voz: eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna." (João 10:27, 28).




No ano 2001, ao acompanhar um padre chamado Elias em uma Missa no Asilo São Mateus, bairro Camboatá/RJ, tocando ao órgão e cantando ... ali Lira foi descobrindo o seu "Ministério"; pois quando a Missa terminara, um dos "internos" aproximou-se dela e disse rapidamente: "Ora por mim, ora por mim!" . Surpresa com a atitude daquele senhor, ela disse: "Senhor, eu sou uma simples tecladista e cantora e o senhor vem até a mim pedir para orar, estando um Sacerdote presente e Ministros da Eucaristia?!... eu não tenho essa capacidade!". Mas firmemente o homem respondeu: "Filha, se estou pedindo é porque sei que tens força prá isso ... Você tem Força e não sabe!". Ali praticamente iniciava-se todo um processo de "transformação" na vida de Lira Cecília. Passou a acompanhar grupos de orações na visita de doentes, levando a "Palavra" através da música e de palavras de carinho, afeto, solidariedade!. "Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus." (Atos 4:31); "Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos." (João 8:31)

No ano de 2005 foi convidada a ingressar no "Apostolado da Oração": grupo que se dedica a veneração ao Sagrado Coração de Jesus.




Nesse meio tempo, passou a fazer apresentações musicais em vários locais e denominações diferentes da religião católica ... sempre levando a Palavra de Deus através da música e também referências da Bíblia! E foi numa dessas apresentações que carinhosamente recebeu o nome de "Tecladista de Jesus". Nascendo, então, LIRA CECÍLIA TECLADISTA DE JESUS.


No início do ano de 2008, foi acometida de uma crise renal que quase a levou a óbito! Pensando que fosse morrer, fez um voto com Deus: disse que se sobrevivesse iria fazer mais e mais pelas pessoas!. "E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei." (João 14:13).




Recuperada para honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo lembrou-se do voto que fizera. E foi daí, então, que surgiu a idéia de se fazer um CD com músicas de auto-ajuda - sugestão dada por amigos, inclusive de seu pai!. O CD foi feito com músicas conhecidas de autores católicos . O CD se chamava "Louvor e Fé", foi distribuído gratuitamente para as pessoas.



Então, sob a influência do Divino Espírito Santo, começou a compor as próprias canções. Em janeiro de 2009 ... sua mãe Aracy Ferreira Dias Silva que sofria de Mal de Alzheimer, agravara a doença. Lira pensou que fosse o FIM da sua carreira!!! ... Parou com tudo e se dedicou aos cuidados da sua mãe. Quando sentiu que "estava perdendo" a sua mãe (era Carnaval), gritou o nome de Jesus!... seu pai até pensara que Lira havia enlouquecido, pois ela gritava aos prantos e em desespero: "Jesus, o Senhor chorou a morte do seu melhor amigo Lázaro ... sabe o que é a dor da perda!... e pode entender o que estou sentindo neste momento; mas se o Senhor quiser sei que podes ajudá-la! Se for da tua vontade SALVE-A, senão a leve agora para que não sofra mais, nem a mim, nem a meu pai!" . E o milagre aconteceu: sua mãe milagrosamente que estava considerada na fase terminal do Alzheimer se recuperou!




Lira, aos poucos, foi voltando as suas tarefas. E mais uma vez as pessoas amigas que haviam ajudado para a realização do seu primeiro CD, reuniram-se juntamente com seu pai Antonio Silva e assim, então, foi feito o CD "Jesus me Chamou" no final do ano de 2009, contendo 10 (dez) músicas da autoria da Lira Cecília e 2 (duas) do seu amigo e compositor Nel Dias.




Toda a elaboração de arranjos foi feita pela Lira ... o CD foi feito totalmente digital, tendo a participação da violonista e amiga Juliana Félix em apenas 4 (quatro) faixas.

Enfim, quando Deus tem um propósito na nossa vida, Ele abre portas, conduz no caminho a seguir! "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1:8); "Porque tudo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (1 João 5:4) ; "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar-des as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." (1 Pedro 2:9).

L O U V A D O   S E J A   N O S S O   S E N H O R   J E S U S  C R I S T O !
P A R A   S E M P R E   S E J A   L O U V A D O !
A M É M !!



"Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna."
(Isaías 26:4)


"Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para
 todo o sempre. Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado;
 a sua grandeza é insondável."
 (Salmo 145:2,3)

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

SANTA TERESA DO MENINO JESUS

Teresa de Lisieux (é conhecida como Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face ou, popularmente, Santa Teresinha).

BIOGRAFIA:
Nascimento: 2 de janeiro de 1873 em Alençon, Baixa-Normandia, França
Falecimento: 30 de setembro de 1897 em Lisieux, Baixa-Normandia, França.
Veneração: por Igreja Católica
Canonização: 17 de maio de 1925, Roma por Papa Pio XI
Festa litúrgica: 1º de outubro
Atribuições: Rosas, História de Uma Alma
Padroeira: Missionários Católicos, Rússia.

Teresa de Lisieux (Alençon, 2 de janeiro de 1873 - Lisieux, 30 de setembro de 1897) foi uma religiosa carmelita francesa e Doutora da Igreja.

É conhecida como Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face ou, popularmente, Santa Teresinha.

Nascida Marie Françoise Thérèse Martin (Maria Francisca Teresa Martin), era filha de Louis Martin e Zélie Guérin.

Quando nasceu, era muito franzina e doente e, desde o nascimento, exigia muitos cuidados.

"Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!"
"Agora compreendo que a caridade perfeita consiste em suportar os defeitos dos outros, em não se admirar de suas fraquezas, em edificar-se com os mínimos atos de virtude que se lhes veja praticar; antes de tudo aprendi que a caridade não deve ficar estanque no fundo do coração."
* Santa Teresinha do Menino Jesus *





ORAÇÃO DE SANTA TERESINHA PELOS SACERDOTES
Ó Jesus, Eterno e Sumo Sacerdote,
guardai com a tutela de vosso Sagrado Coração,
todos os sacerdotes:
de forma que ninguém lhes possa fazer mal.
Guardai sem mancha as suas mãos consagradas
que diariamente se acham em contato
com Vosso Corpo Sacrossanto.
Preservai também os seus lábios,
que são santificados pelo vosso preciosíssimo Sangue;
conservai puro e desinteressado dos prazeres
mundanos o seu coração que está marcado
com o caráter sublime do vosso Sacerdócio.
Fazei-os crescer no amor e na fidelidade e
protegei-os dos contágios do mundo.
Dai-lhes com a força de transubstanciarem
o pão e o vinho, também a de
acordarem os corações.
Abençoai os seus trabalhos com
frutos abundantes e concedei-lhes,
um dia, a coroa da vida eterna. Amém.



Obs.: A foto acima foi tirada ao lado da imagem de Sta. Teresinha, que se encontra no Seminário dos Padres Mercedários em Guadalupe no Rio de Janeiro.


ORAÇÃO DO MÚSICO ( Ayrton Vilaça )


Deus, Todo-Poderoso, que nos destes a vida,
os sons da natureza, o dom do ritmo,
do compasso e da afinação das notas musicais,
 dai-me graça de conseguir técnica aprimorada em meu instrumento,
a fim de que eu possa exteriorizar meus sentimentos através dos sons.
 Permiti, Senhor, que os sons por mim emitidos
sejam capazes de acalmar nossos irmãos perturbados,
 de curar os doentes e de animar os deprimidos;
que sejam brilhantes como as estrelas e suaves como o veludo.
 Permiti, Senhor, que todo o ser que ouvir o som do meu instrumento
 sinta-se bem  e pressinta a vossa Presença. Amém.